24.6.09

Adoração em Espírito e em Verdade



Semana passada preparei um banner para o Megabox, evento realizado pelos jovens da Igreja Batista do Morumbi, e a pedido do Pr. Fabinho Carrenho inclui uma citação de Jesus sobre a verdadeira adoração:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” João 4:23.

Esse texto está por alguns dias martelando em minha cabeça. Sou guitarrista e me interesso muito por assuntos relacionados à adoração. Nos últimos tempos tenho refletido muito sobre a qualidade e impacto que a música causa em um culto. Muitas vezes, a forma de adorar rotula uma igreja e separa aqueles que deveriam ser irmãos.

Ouvimos por um lado comentários como “A igreja X é um Iceberg! Nunca vi nada tão frio!” ou ainda “O povo da igreja Y acha que Deus é surdo... só sabem gritar!”. E o curioso é que Jesus não se refere em nem um momento à aparência do adorador, nem ao formato em que deve adorar, mas apenas no estado do seu coração. Deus só está se preocupando para a essência do louvor que é prestado a Ele. E isso, sem dúvida, é relativo e pessoal. Cada um reage de um jeito, mas todos devem adorar em espírito e em verdade.

Percebo cada vez mais que é muito fácil criticar outra pessoa para justificar o seu problema. Como Jesus disse no sermão do monte:

"Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o cisco
do olho do teu irmão.” (Mateus 7:5) .


Ao invés de criticar os outros, poderíamos olhar no espelho e questionar se a adoração que prestamos a Deus é em espírito e em verdade. Será que não tem nada que você pode melhorar para agradar mais a Deus? Afinal, o que está por fora nós conseguimos enxergar, mas o que está por dentro (que é o que Deus deseja), só Ele consegue ver, impedindo-nos de fazer qualquer julgamento.

E no mesmo Megabox, onde foi utilizado o banner com o versículo de João 4.23, eu entendi muito sobre a verdadeira adoração! E principalmente aprendi a pedir a Deus para me dar mais! Não mais dinheiro, mais sucesso, mais bençãos... mas simplesmente mais da sua presença. Poucas vezes senti o que senti no sábado. E, do meu jeito, adorei em espírito e em verdade! Naquele dia tenho certeza que meu coração adorou como Deus quer. E sei que tem mais! Eu quero mais!


3 comentários:

Dennis Coelho disse...

Realmente é comum hoje vermos nos mais diversos lugares " receitas prontas" ou limites de como se adora, ou como se faz para ter isso e aquilo.
Mas em sua essência a adoração é um resultado de um espírito que busca estar em sintonia com o Deus que o criou.

Menos barreiras, menos modismos, menos criticas e mais corações buscando algo real e intenso!

eu quero mais também!

Dennis Coelho disse...

*DEUS ME DÁ MAIS FOME! EU SEI QUE EXISTE MAIS, E EU QUERO MAIS
*A NOSSA GERAÇÃO PRECISA DE UMA NOVA DOSE DE FOME
*SÓ OS DESESPERADOS CONSEGUEM EXPERIMENTAR O PODER DE JESUS - LUCAS 8.42-48

Mr.Psyc disse...

essa questão do 'adorar em espírito e em verdade' geralmente só é tocada no contexto da arte/musica na igreja e tal...

penso que só vou conseguir viver isso quando tudo q eu fizer tiver a mesma intenção que tenho quando estou num culto cantando...
quando estiver lavando meu carro, lavando a louça, arrumando a casa...trabalhando num projeto pro trabalho...quero q deus encontre um coração de 'adorador verdadeiro' nesses momentos...

- peace like a river