30.6.09

Cisto sinovial!

Há algum tempo atrás descobri um pequeno “troço” no meu dedo “maior de todos” da mão esquerda. O troço fica entre a 3ª falange e a cabeça do metacarpal (detalhes no Wikipédia!). Um pequeno caroço surgiu do nada! E, dói! Quando eu agarro o volante com mais firmeza, ou quando faço uma pegada um pouco mais forte no violão, lá está ele, mandando um sinal de dor para o meu cérebro. Não posso dizer que é uma dor terrível, mas é aquela que incomoda o suficiente que me faz direcionar toda minha atenção para aquele lugarzinho da mão e ficar cutucando o caroço pra ver se ele volta pro lugar de onde ele veio.

...Cisto Sinovial é o nome dessa patologia que atrapalha os movimentos das juntas da minha mão. Não se sabe de onde surge, mas sabemos que ele é feito pelo liquido sinovial que existe entre as juntas que serve para lubrificá-las e reduzir o atrito entre os ossos de uma articulação. Minha pergunta é, porque esse troço não está entre as juntas fazendo seu trabalho? Ele se acumulou bem pertinho da junta, mas não está onde deveria estar! Pra que esse micro cisto se formou nesse lugar inconveniente e agora atrapalha e não auxilia as juntas a se movimentarem sem dor? Como que vou tirá-lo daqui!? Falei com um médico, sabe o que ele disse? “Cara...deixa quieto e vê oq acontece...ou, vais ter que fazer uma cirurgia pra removê-lo.”

Quer dizer que, tem uma coisa na minha mão que surgiu num lugar indevido e agora minhas opções são 1-imobilizar a mão inteira. 2- rasgar minha pele e tirar essa coisa.

O q aconteceu?!?

Minha explicação é Bíblica! Que loucura... não? A igreja é conhecida como o “corpo de Cristo” que deve ser bem ajustado e unido pelo “auxílio de todas as juntas...a ponto de crescer e se auto-edificar em amor...na medida em que cada parte realiza sua função.”

Acontece que as vezes o auxílio é um empecilho! Muitas vezes pessoas não cooperam e se aglomeram num lugar onde parece não haver movimento e ficam ali ‘causando’ inconveniência. Não são culpadas de tudo que não funciona, mas podemos dizer que elas sugam nossa energia e atenção e no final, causam dor e atrapalham o todo.

Quantas vezes já vi pessoas na igreja ou em qualquer outro contexto que tem os dons certos mas estão no lugar errado? Ou pior, que pensa que tem o dom para aquele contexto mas a verdade é que ela está causando mais dor do que crescimento...

As implicações de estarmos no lugar errado são terríveis. A dor que surge por causa disso atrapalha o funcionamento de todo o sistema e colocamos em risco a missão que o corpo recebeu.

O 12º discípulo fala sobre isso e explica que o ‘estrategista’ (espírito santo) designou cada pessoa para uma função e a equipou com as ferramentas apropriadas para que a missão de trazer o Reino(amor) à terra fosse realizada. [Ef. 4]

O que acontece quando eu não sei onde devo funcionar, ou se estou exercendo meu dom de maneira imprópria? Causo dor, distração, induzo o corpo ao erro,...

EU SOU O CISTO SINOVIAL!
[peace like a river]


4 comentários:

Dennis Coelho disse...

cara, entender nosso lugar é sempre uma parada difícil...entra em jogo fatores como nossas próprias vontades, orgulho, teimosia e cia...

mas de fato assim como nos sentimos incomodados com alguma coisa fora de lugar, imagina o quanto o corpo sofre com multiplos cistos cabeçudos!

markeetoo disse...

Pow curti a ilustração! Nunca tinha pensado nisso. Mt bom o texto.

manoeldc disse...

Texto instigador por sua relevância e criatividade. Penso que esses nódulos humanos que se formam nas ligaduras e juntas do corpo de Cristo, sejam bem maiores e anômalos que possamos imaginar, causando inchaço, inflamações e um estado febril letárgico que retardam o crescimento sadio da igreja, e causam o desaceleramento no avanço do Reino de Deus no mundo.

Rapha Simão disse...

Cara, uma vez tive apendicite e cheguei em uma conclusão parecida, hahaha.

O apêndice é o único órgão do corpo que não tem NENHUMA função. E tem muito crente que quer fazer parte do corpo, mas não quer ser usado por Deus pra fazer nada. Só quer receber, como o apêndice recebe (sangue, oxigênio, etc..). Mas quando um desses inflama, pode causar dor e sofrimento pra todo o resto do corpo.

Gostei muito do texto. Temos que entender o lugar onde Deus quer que estejamos, e fazer o que Ele quer que façamos. Se a gente faz menos, compromete o corpo. Se faz mais, pode desgastar e tb comprometer o todo.